‘Webinares’ gratuitos da CEGOC Notícia

Atenta à propagação do novo coronavírus e às medidas de contenção que obrigam a repensar os modelos de trabalho actuais –  tais como o recurso massificado ao trabalho remoto e a necessidade de adotar novos hábitos de aprendizagem e colaboração à distância –, a CEGOC seleccionou uma série de ‘webinares’ exclusivos (e gratuitos) com temas de grande utilidade para ajudar as organizações e as suas pessoas a navegarem no contexto conturbado em que nos encontramos.
Os primeiros quatro ‘webinares’ previstos neste ciclo, denominado «Keep Calm and Start Learning» são os seguintes:
1. «Smart Working: práticas Agile eficazes para trabalhar à distância» (26 de Março esgotado; nova data a 27 de Março, 11H30, com um máximo de 100 participantes), a cargo de Maria João Ceitil, ‘human resources consulting coordinator’ na CEGOC, que assinala: «Numa altura em que a Direcção Geral de Saúde (DGS) aconselha as empresas a recorrerem ao teletrabalho, com reuniões via vídeo, teleconferências, bem como interacções remotas com clientes, iremos abordar novas formas de garantir a segurança, a saúde e o bem-estar dos colaboradores e dos clientes, acelerando a promoção do trabalho remoto e redes colaborativas.  Neste ‘webinar’ iremos ainda explorar o Manifesto Agile e os seus princípios aplicados às práticas de gestão de pessoas, considerando as situações emocionais da mudança imposta e identificando como ajudar os colaboradores nesta transição, inclusivamente através da alavanca da aprendizagem
2. Fátima Gonçalves, ‘head of learning and development solutions’ e digital learning coordinator’ da CEGOC, vai liderar o ‘webinar’ «Remote Management: gerir equipas remotamente» (31 de Março esgotado; nova data a 1 de Abril, 11H30, com um máximo de 100 participantes). Fátima Gonçalves refere: «O que significa ser líder de uma equipa virtual? Como estimular a colaboração e a partilha de informação entre colegas? Como manter um sentido de pertença e envolvimento em relação à organização? Como garantir a humanização destes novos ambientes de trabalho marcadamente digitais? Neste ‘webinar’ vamos explorar os elementos-chave da gestão remota, nomeadamente a capacidade de colaboração, partilha de ‘feedback’, responsabilização e delegação de tarefas, assim como a criação de laços de confiança – já que a confiança é a derradeira ferramenta de colaboração.»
3. Vanda Rosário, ‘general manager’ da IPSIS e docente na pós-graduação de Marketing Digital do ISEG, vai explorar o tema «Crisis Comunication: gerir a comunicação em situações de crise» (2 de Abril, esgotado; nova data a 3 de Abril, 11H30). «Numa era pautada pelo excesso, a digitalização, os conteúdos virais, a disseminação de ‘fake news’ e a divulgação instantânea e em massa de informação catapultada pelas redes sociais, é essencial aprender a lidar com uma circunstância de crise, seja qual for a sua natureza», diz Vanda Rosário, explicando: «Neste ‘webinar’, um dos pontos a abordar será precisamente ajudar a criar um plano e o respectivo manual de gestão de crise (MGC) de modo a poder dar as melhores respostas, às pessoas certas, nas alturas adequadas e pelos canais apropriados aos diferentes ‘stakeholders’ de cada organização.»
4. Joana Teixeira, ‘multimodal learning and development advisor’ na CEGOC, vai aprofundar o conceito de «Smart Learning: melhores práticas para instalar programas de aprendizagem à distância mais eficientes» (8 de Abril, esgotado; nova data a 13 de Abril, 11H30). Joana Teixeira partilha: «A evolução natural do agora ultrapassado ‘e-learning’ é o ‘smart learning’, uma filosofia de formação que traz consigo um novo universo de metodologias e ferramentas associadas que permitem levar a experiência da aprendizagem para qualquer lugar, salvaguardando os valores de interacção e partilha que são tão importantes na formação presencial (classes virtuais, ‘webinares’, percursos 100% digitais repletos de atividades e exercícios, cursos virtuais interativos). Neste ‘webinar’, discutiremos estas e outras soluções inovadoras, explorando o que a CEGOC coloca em prática para construir percursos de ‘digital learning’ capazes de incrementar as competências das pessoas, envolvendo-as e colocando-as no centro da experiência da aprendizagem.»
Paralelamente ao ciclo de ‘webinares’, a CEGOC disponibiliza três módulos digitais interativos igualmente gratuitos seleccionados da sua renovada oferta formativa apresentada para 2020:
- «O impacto das emoções no local de trabalho» (dois módulos);
- «Gerir o ‘stress’ para ganhar tempo»;
- «Dar ‘feedback’ construtivo».
Ricardo Martins, director-geral da CEGOC, esclarece o contexto desta iniciativa: «Movida por um espírito de missão, um ‘mindset’ colaborativo e valores estruturantes como a agilidade e a partilha, a CEGOC seleccionou uma série de ‘webinares’ exclusivos com temas de grande utilidade para ajudar as organizações e as suas pessoas a navegarem no contexto conturbado em que nos encontramos devido à propagação do novo coronavírus, o COVID-19. Pretendemos, desta forma, e sob o mote ‘Keep Calm and Start Learning’, utilizar (e dar a conhecer) novas e renovadas soluções digitais de ‘smart learning’ adequadas às actuais restrições de circulação e reunião de pessoas em eventos presenciais.»
O acesso aos webinares e aos módulos digitais interativos integrados no ciclo «Keep Calm and Start Learning» é gratuito, mas sujeito a inscrição e limitado aos primeiros 100 participantes.
Mais informações aqui.
19.03.20

pub3