Estudo sobre recrutamento e selecção Notícia
No âmbito da primeira edição da «Conferência sobre Recrutamento & Selecção», realizada em Maputo, Moçambique, no dia 14 de Outubro, o Let’sTalkGroup apresentou os resultados do primeiro estudo realizado no país na área de recrutamento e selecção.
Coordenado pela consultora, este estudo teve como principal objectivo conhecer as práticas de recrutamento e selecção mais utilizadas pelas organizações moçambicanas. Para o efeito, foram consultadas 118 organizações em Moçambique no período de Junho a Setembro de 2013, tendo sido contemplada a análise das três fases do processo de recrutamento e selecção: a fase prévia ao recrutamento; o próprio processo de recrutamento e selecção; e uma fase após a selecção.
Segundo um documento da consultora, «os resultados obtidos nesta pesquisa vêm reforçar o desfasamento encontrado noutros estudos, noutros países, entre as práticas de recrutamento e selecção utilizadas pelas organizações e a investigação mais recente neste domínio». Em termos gerais, concluiu o seguinte para a maioria das organizações moçambicanas:
- «a análise da função é efectuada através da colaboração entre o técnico da área de recrutamento e selecção e a chefia»;
- «o método mais utilizado é a entrevista»;
- «muitas organizações não possuem uma área de recrutamento e selecção (56%) e um grande número efectua os processos de recrutamento e selecção sem psicólogos (42%)»;
- «os processos de selecção são realizados, de uma forma geral, maioritariamente na organização, sendo o recurso a empresas externas (sobretudo para a angariação de candidatos) praticamente limitado às funções com qualificações mais elevadas»;
- «quanto às técnicas de recrutamento, os anúncios, as candidaturas espontâneas e o recurso a prestadores de serviços são as mais utilizadas em todas as funções pelas organizações que integram a amostra».
- «em relação aos métodos de selecção os mais utilizados, são a entrevista com o responsável da área que solicitou o serviço (30%), a análise curricular (22%) e a entrevista com o técnico de recrutamento e selecção (20%)»;
- «na fase após a selecção, um número significativo de organizações gostaria de dispor de novos instrumentos para avaliar competências actualmente muito procuradas, como motivação, liderança comunicação e trabalho em equipa».
Elisabete Tomé (na foto), «executive director’ do Let’sTalkGroup, assinala a propósito do estudo: «Este foi o primeiro estudo a ser realizado em Moçambique sobre as práticas de recrutamento e selecção nas empresas moçambicanas. Contamos que este contributo possa servir como ponto de partida para novas investigações no sentido de melhorar o processo de recrutamento e selecção em Moçambique.» A responsável assinala ainda a «ampla presença e experiência no mercado moçambicano do Let’sTalkGroup», referindo que pretendem «dar continuidade a este trabalho de investigação e contribuir de forma científica e inequívoca para o desenvolvimento das políticas de recursos humanos e a adopção das melhores boas práticas a nível internacional».
O Let’sTalkGroup é uma multinacional sueca especializada no desenvolvimento do capital humano, actuando nas áreas de formação empresarial e consultoria de gestão e recursos humanos. Tem como principal missão «proporcionar aos clientes soluções globais e integradas, fomentando o sucesso das organizações e dos seus activos, através do desenvolvimento de competências e criação de valor». Procura diferenciar-se pela oferta de serviços personalizados e adequados às necessidades específicas de cada organização nas áreas de Management & HR Consulting, Corporate Training, Outdoor Training, Mystery Shopping & Customer Satisfaction, Talent Search e Events Management.

18.11.13

<< Retroceder

pub3